05 março, 2010

SATA Q400 NextGen III

Este é o C-GBJE, futuro CS-TRF.
É o terceiro Q400 a ser entregue à SATA.


Photo @http://airlinersgallery.com/

18 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde. podia me dizer qual será o comprimento e de largura quando a obra estiver concluida?

Piloto Jorgense disse...

1550x45m

Anónimo disse...

Porque razão é que vao aumentar a pista? Estão a pensar fazer aterragens com um AIRBUS A320?

Piloto Jorgense disse...

Não me parece que a pista fique com as mínimas condições de segurança para a operação de A320. Ficará, no entanto, com melhor segurança para os voos regionais da SATA Air Açores.

Anónimo disse...

Todas as ilhas do arquipélago excepto(s.miguel,terceira e horta)devia ter o mesmo cumprimento de pista e de infra-estruturas.

Anónimo disse...

A ilha Graciosa, tem neste momento uma pista de 1325x30m. comparado com a de sao jorge que tem neste momento 1374m. sao jorge tem mais segurança do que a graciosa. o governo ou a SATA tambem nao deviam aumentar a pista da graciosa por questões de segurança? Mesmo sem o aumento do s.jorge, o da graciosa tem menos 49metros

Piloto Jorgense disse...

Não há comparação possível entre os casos de S.Jorge e da Graciosa. Nunca me lembro de ter ouvido falar em voos cancelados para a Graciosa por causa de ventos. Já em S.Jorge bastar tar vento Norte um bocado mais forte que já não vem avião.
Não vejo necessidade de ampliação no aeródromo da Graciosa, pelo menos por agora. A não ser que queiram lá por a TAP ou a SATA Intl com A320, o que acho pouco provável. Já para não falar do número de voos e de passageiros de cada um dos aeródromos.

Anónimo disse...

Os Srs. estão a confundir Segurança com margem de manobra e operacionalidade.
O aumento da pista em S. Jorge não lhe retira o problema do vento norte. Pode eventualmente dar margem de manobra para se tentar a operação em determinadas condições.
E esse comentário de pistas iguais só pode vir de quem não conhece as ilhas...

Rui Medeiros disse...

O Governo está-se a preparar para aumentar a pista da Graciosa, pelos mesmos motivos que está a aumentar a de S. Jorge.

Anónimo disse...

Sr Rui Medeiros saberá para quando será o inicio da obra da pista da Graciosa?

Jorgenses disse...

O projecto foi lançado em julho de 2008, e o prazo para entregas de prpostas terminava a 22 de Setembro do mesmo ano.

Anónimo disse...

ola eu sou da graciosa tenho alguns conhecimento do aerodromo da graciosa pois trabalho lá e so para dizer ao ao piloto jorgense que concordo com a ampliaçao porque eu ja vi muita vezes na descolagem eles precisrem da pista toda , eu pergunto e em caso de alguma falha como eles param e ainda por cima a pista ta ao pe do aterro sanitario, gaivota, lixo, plastico etc sei mais ou menos do que digo

Anónimo disse...

E em são jorge diga-me graciosense, com as dificuldades nas aproximaçoes as 2 pistas, e com ravinas para sul da pista e nas respectivas cabeceiras, se nao era necessario?? claro que era, ate mais do que estao a fazer, bem haja.

Rui Medeiros disse...

Volto a dizer, está tudo calculado, incluindo os casos de falhas e não se descola em nenhuma das pistas açorianas sem todas as garantias de segurança. Pode é ser preciso deixar peso atrás em determinadas condições.

Anónimo disse...

graciosense
quanto a resposta de ontem a cerca da pista de sao jorge eu concordo com a sua ampliaçao mas se ainda fosse maior nao se perdia nada mas quanto sei tem que se fazer um grande aterro e quanto apista da graciosa fala se que vai ter um cumprimento d e 1700 metros

Rui Medeiros disse...

Podem-me confirmar se o horário de verão deste ano da SATA para S. Jorge contempla menos voos que no ano passado?

Jorgense disse...

@Rui Medeiros

Pelo que "andei a ver", mantém-se os 21 (ou 20, vou confirmar junto de pessoal da Sata) voos semanais, sendo 18 deles feitos em Q400, e os restantes (2/3) em Q200.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boa Noite

Não sei para quê o comprimento da pistra da graciosa sei que é por causa da segurança mas esta ilha quase que não recebe aviões nenhuns. São Jorge também não recebe aviões quase nenhuns. Esta é a minha opinião é dinheiro mal gasto e depois dizem que estão na crise sim sim ve se mesmo.
O aeroporto que devia de aumentar a pista era de São Miguel porque este cada vez mais está a receber aviões e quando é na época de verão ainda mais aviões param naquele aeroporto foi por isto que aumentaram a placa w de 3 aviões para 10 ou 12 aviões. Eu dúvido muito que a TAP queira operar na ilha da Graciosa na de São Jorge vai que lá vai mas agora na da Graciosa dúvido é esperarmos para ver.

Cumprimentos